domingo, 9 de junho de 2019

Um Dia Eu Nasci Aqui

Miradouro S.Luzia




UM DIA EU NASCI AQUI
(inspirado no “Eu Sou Português Aqui” de José Fanha

Um dia eu nasci aqui,
Nesta Lisboa do fado,
Criado entre o carvão.
Nascido de pai do norte,
Avesso ao termo sorte,
Dedicado ao ganha-pão.

Um dia eu nasci aqui,
Não em berço dourado
Mas numa vida sofrida,
Numa grande contenda.
Na tasca que era vida,
Do copo tinto.
Da venda.

Nasci na cidade nobre,
No Largo do Limoeiro,
No meio de gente pobre
Mas de grande coração.
Em tempos de nevoeiro
Quando o medo imperava,
Faltava tudo, até o pão.

Um dia eu nasci aqui,
Neste jardim virtuoso
Palco da brincadeira.
Da bola de trapos,
Do gozo,
Do sentimento gostoso,
Da amizade verdadeira.

Vivi,
Nesta Alfama velhinha
Repleta de tradições.
Daquela rua estreitinha
Da luz fosca,
Da penumbra.
Nos carrinhos de esferas,
No berlinde e no pião
Fomos felizes, as feras.

Um dia eu nasci aqui
No meio de outros putos,
Reguilas mas atinados,
Que cresceram,
Hoje são homens
Sempre na vida focados.

Nasci aqui
Era Janeiro,
E nunca esqueci,
Já nesta idade,
O grande valor
Da amizade.

Nasci aqui junto ao jardim
Que sempre foi
Parte de mim.

Ainda não estou acabado,
Nem ausente.
Eu estou na luta,
Na luta dura,
Do velho fado,
Ainda presente.

Um dia eu nasci aqui,
Alfacinha de gema,
Talvez sem jeito

Um dia eu nasci aqui
E tenho este meu Bairro
Bem pertinho,
Junto do peito.

JOÃO BARBOSA
22.Out.2014



Sem comentários:

Enviar um comentário